Saiba como conquistar o primeiro emprego

Empregos

Hoje em dia, se está difícil para ser recolocado no mercado de trabalho. Imagina só para quem busca o primeiro emprego? O que deve passar pela cabeça de um jovem que só conseguiu se formar no ensino médio e nunca sequer conseguiu um bico para fazer. O que esse jovem pode esperar para o seu futuro profissional? Mesmo neste caso existem formas de driblar essa situação. A persistência é uma delas. Não esqueça o que eu disse anteriormente. Nunca desista do seu objetivo.

Eu me lembro que fui ao Rio de Janeiro comprar alguns equipamentos de informática para a minha empresa e como de praxe parei em uma lanchonete para tomar um mate com limão. Alguns minutos na lanchonete uma situação inusitada me chamou a atenção. Eu reparei que a funcionária que limpava o chão desta lanchonete era bem mais bonita que a vendedora. Na mesma hora perguntei ao gerente o porquê a funcionária mais bonita limpava o chão e não estava no balcão atendendo os clientes. Afinal, a primeira aparência é a que fica. O gerente me disse que as duas funcionárias tinham sido treinadas para vender, porém a funcionária que eu achava bonita não tinha experiência e a outra tinha anos de atendimento ao cliente.

Para quem fez estágio o grande sonho de ser contratado está mais próximo. Agora para os candidatos que não tiveram essa mesma oportunidade, existem algumas técnicas que podem ser utilizados por esses profissionais para que os mesmos possam participar dessa magnífica competição que é a busca por seu espaço no mercado de trabalho. Um exemplo foi o Steve Jobs que era um estudante e se tornou uma lenda.

 

Elabore bem o seu currículo

Outras preocupações que você deverá ter é saber se o seu currículo está bem elaborado, se você tem uma boa rede de relacionamentos, e se a sua apresentação pessoal está adequada.

Se você é um estudante que acabou de se formar, o seu currículo não será grande, porém deverá ser honesto. Na hora de enviar para as empresas de recrutamento e seleção revise-o para que não tenha erros gramaticais ou ortográficos. Lembre-se que este pequeno pedaço de papel que você está enviando para as empresa pedindo um emprego é o seu cartão de visita.

Uma coisa que vejo acontecer muito por ai é o candidato colocar no currículo informações inverídicas. Cuidado! Nunca coloque em seu currículo algo que não tenha feito.  Se caso um entrevistador desconfiar que o seu currículo foi falsificado ou adulterado para uma determinada vaga, você poderá se queimar em várias empresas ou pelo resto da sua vida.

 

Faça cursos compatível com a sua formação

Curso de complementação que é compatível com a sua formação inicial é de extrema importância que você inclua no seu currículo.

Recentemente eu li uma pesquisa divulgada no Yahoo notícias que mais da metade dos jovens consegue emprego através de contatos e redes sociais. Então não se esqueça de criar uma conta no Facebook e outra no Linkedin somente com o objetivo de conseguir um emprego.

Geralmente aos domingos os grandes jornais publicam em seus classificados milhares de vagas de emprego. Essa dica vale tanto para candidatos que tem faculdades ou apenas cursos profissionalizantes.

Se você não conseguiu melhorar o seu currículo enquanto estudava, não tem problema algum, ainda dá tempo. O conhecimento é a única coisa que você vai levar depois que morrer. Faça cursos, especializações, estude uma segunda língua e não se esqueça dos cursos básicos de informática. Para quem nunca trabalhou, essa é uma saída, pois com um bom conhecimento em informática você poderá fazer trabalhos de digitação para fora. Lembre-se de que todo mundo já passou pela dificuldade do primeiro emprego. O que você não pode é desanimar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *