Observe antes de liderar

Liderança

A visão é tudo para um líder. É completamente indispensável. Por que? Porque é a visão que conduz o líder. Ela descreve o alvo. Lança e ateia o fogo que há dentro de seu coração, empurrando-o para a frente. É também a substancia inflamável para os que o seguem. Mostre-me um líder sem visão, e eu lhe mostrarei alguém que não chegará a lugar algum. Na melhor das hipóteses, ficará andando em círculos.

Para compreender a visão e de que modo ela passa a fazer parte da vida de um bom líder, entenda o seguinte:

 

A visão começa no íntimo

Quando ensino em conferencia, alguém de vez em quando me pede que dê uma visão para sua organização. Entretanto, não posso fazê-lo. Não se pode comprar, solicitar nem tomar emprestada uma visão. Ela deve partir de seu intimo.

Se você perder a visão, olhe para dentro de si mesmo. Recorra a seus desejos e talentos naturais. Observe seu chamado, caso tenha algum. Se mesmo assim não conseguir enxergar sua própria visão, então pense em unir-se a um líder cuja visão vá ao encontro da sua.

 

A visão aproxima-se de sua história

A visão não é uma qualidade mística que surge do nada, como algumas pessoas parecem acreditar. Nasce do passado de um líder e da história das pessoas a sua volta.

 

A visão supre as necessidades de outros

A verdadeira visão tem longo alcance. Excede aquilo que um individuo é capaz de realizar. Se tiver verdadeiro valor, não apenas inclui outros, mas também atribui-lhes valor. Se você tiver uma visão que não seja útil para outros, é provável que seja extremamente pequena.

 

A visão ajuda a captar recursos

Um dos benefícios mais valiosos da visão é que ele age como um imã – atraindo, desafiando e unindo pessoas. Também atrai recursos financeiros e outros investimentos. Quanto maior a visão, maior o potencial de atrair grandes números de vencedores. Quanto mais desafiadora a visão, maior o empenho dos envolvidos em alcançá-la.

 

Concentre-se em ouvir

De onde vem a visão? Para encontrar a visão, que é indispensável ao líder, você tem de ser bom ouvinte. Deve ouvir muitas vozes.

 

A voz interior

Como eu já disse, a visão começa no íntimo. Você sabe qual é a missão de sua vida? O que comove seu coração? Qual é seu sonho? Se o que está procurando não for fruto de um desejo que vem de seu íntimo, do profundo de seu ser e daquilo em que você acredita, não será capaz de conquistá-lo.

 

A voz descontente

De onde vem a inspiração para as grandes idéias? Da observação daquilo que não funciona. Descontentar-se com o status é um grande catalisador para a visão.

 

A voz do sucesso

Ninguém realiza grandes coisas sozinho. Para cumprir uma grande visão, você precisa de uma boa equipe, além de bons conselhos de alguém que esteja a sua frente na estrada da liderança. Se seu desejo é levar outros à grandeza, encontre um conselheiro. Você tem alguém assim para ajudá-lo a aguçar sua visão?

 

A voz mais sublime

Embora seja verdade que sua visão deve partir do intimo, não a restrinja a suas capacidades limitadas. Uma visão realmente valiosa deve incluir Deus. Somente ele conhece sua capacidade plena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *