o que é ctps

O que é ctps

CTPS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, também chamada de CTPS, é documento responsável por registrar todo o histórico profissional dos brasileiros que trabalham pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Ela contém diversas informações sobre todas as experiências do trabalhador, como data de admissão, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias, tempo do vínculo empregatício e data de saída.

É por meio dos registros feitos na carteira de trabalho que é possível garantir ao trabalhador brasileiros seus direitos trabalhistas e previdências, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado, seguro desemprego, FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e aposentadoria. Além disso, não é possível conquistar o primeiro emprego sem tirar a carteira de trabalho.

O atual modelo da carteira de trabalho, feito de capa azul com material sintético e com interior feito com papel de segurança e plástico autoadesivo inviolável, protege melhor as informações referentes à identificação profissional e à qualificação civil do trabalhador. Além disso, o Sistema Informatizado utilizado permite a integração nacional dos dados, impedindo emissões em duplicidade, e cria um banco de dados do trabalhador, com informações gerais, como CPF, Título de Eleitor, CNH, impressões digitais, assinaturas digitalizadas e números do NIS/PIS.

Fonte: Agencia de Emprego RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *