Como utilizar a networking para conseguir um emprego

Empregos

O mercado de trabalho vem obtendo grandes resultados com a queda na taxa de desemprego, com a formalização do emprego e o aumento do número de categorias como, por exemplo, a das empregas domésticas. No entanto, encontrar uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho continua sendo uma árdua missão. Faltam vagas e os empregadores cada vez mais exigem profissionais qualificados, solicitando até requisitos que não têm nada haver com a função que o profissional vai exercer.

Como conseguir a tão sonhada colocação ou recolocação no mercado de trabalho utilizando a networking? Neste ponto, eu me orgulho de ser brasileiro. O nosso povo é muito criativo. Vou dar um exemplo. O Facebook lançou em sua plataforma um aplicativo chamado “Grupos”, este aplicativo teria como objetivo juntar um grupo de pessoas e trocar informações. Porém acabamos criando uma das maiores ferramentas que o mundo já ouviu falar no fornecimento de vagas e oportunidades, eu mesmo participo de um grupo que possui cerca de 300 mil membros.

A networking na maioria das vezes é uma rede de amigos que utilizamos para trocar informações, fotos e brincarmos um com os outros, porém com a dificuldade de se conseguir um emprego essa mentalidade esta mudando e estamos utilizando a networking para tentarmos conseguir um emprego.

 

Primeiro requisito para conseguir um emprego

O primeiro requisito para quem realmente deseja conseguir um emprego é deixar o desânimo de lado e ter muito força de vontade para ser contratado. Só depois de ter certeza do conhecimento e da sua capacidade pessoal e profissional é que você deverá preparar o seu currículo e toda a sua documentação. O candidato a uma vaga de emprego deve ter acesso a todas as fontes onde estão sendo oferecidas as oportunidades.

Se você encontra-se desempregado há pouco tempo, primeiro você deverá se acalmar, depois atualizar o seu currículo e se preparar para futuros processos seletivos, não se esquecendo das dinâmicas de grupo que hoje é fundamental e visa conferir a sua capacidade de trabalhar em equipe. Não se esqueça de utilizar toda a sua atenção e criatividade.

Já para as pessoas que estão desempregadas há muito tempo, a solução é fazer uma análise interior e exterior para descobrir o que pode estar de errado. De repente a sua qualificação profissional esteja defasada a tal ponto que será necessário uma atualização. Agora se você estiver em faixa etária para a qual o mercado oferece recusa, é importante analisar se vale à pena diminuir as suas exigências ou começar a pensar em abrir um próprio negocio. Hoje em dia existe um estimulo muito grande por parte do governo federal para que você seja um pequeno empresário.

 

O mundo é uma imensa networking

Se você for parar e analisar, o mundo é uma imensa networking, as pessoas dependem uma das outras para fazerem negócios, conquistarem novas oportunidades, viverem novas paixões, conhecerem outros lugares, afinal, vivemos em uma grande sociedade. Uma networking na verdade é uma rede de relacionamento que existe para nos relacionarmos com outras pessoas através de contatos.

Algum dia, você já deve ter se perguntado como o mega empresário brasileiro Eike Batista conseguiu se tornar um dos maiores milionários do mundo. Então humildemente vou te responder da seguinte forma: fazer contatos, ter capacidade de se entrosar e estar disposto a oferecer algo de valor primeiro, é a combinação que existe por trás dos poderosos contatos que levam a valiosos relacionamentos.

A palavra networking me faz lembrar o filme “O Articulador” que tem como ator principal nada mais, nada menos que o ator Al Pacino. No filme, Al Pacino tenta ajudar alguns nigerianos que foram presos e estão para ser deportados pelo governo norte americano, e para ajudá-los o ator articula um evento e consegue juntar três políticos que se odeiam com o objetivo de  arrecadar dinheiro em prol desses nigerianos.

 

Nunca abandone a sua networking

O problema é que as pessoas utilizam a networking para conseguir um emprego e depois que conseguem somem. Esse é um erro fatal! O candidato tem que entender que a networking é parecida com o filme que citei acima, o ator Al Pacino conseguiu juntar os três políticos que se odiavam, mais como? Primeiro o ator ajudou os três políticos depois foi ajudado.

É fundamental que você esteja sempre a disposição para a sua rede de contatos, nem que for pelo menos por alguns instantes, ou para postar algumas fotos ou comentários do seu novo emprego. Nunca deixe de responder a um e-mail, pois isso seria grosseria de sua parte.

Muitas pessoas acham que ser rico é uma questão apenas de ter dinheiro, mais para mim, a riqueza tem a ver com tudo, menos com o dinheiro propriamente dito. Relacionamentos valiosos podem levar você a muito mais que apenas dinheiro, leva você ao sucesso, á realizações que você nunca imaginou que pudesse acontecer.

As ferramentas e oportunidades que temos disponíveis atualmente no mercado com certeza vão facilitar sua vida com pouquíssimo investimento de tempo, esforço e dinheiro. Portando o primordial é criar um planejamento de como você vai utilizar a sua networking para realizar o seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *