Como tornar-se um líder de sucesso

Liderança

Acredito que o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influente precisará ser. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

A capacidade de liderança sempre é o limite que determina até onde vai à eficiência pessoal e organizacional. Se a liderança é forte, o limite fica em nível elevado. Do contrário, a organização permanente limitada. Essa é a razão por que, em  momentos de dificuldade, as organizações naturalmente procuram uma nova liderança. Quando um país passa por momentos difíceis, elege novo presidente. Quando uma igreja está tropeçando, procura um novo pastor. Quando um time não para de perder, procura um novo técnico. Quando uma empresa está perdendo dinheiro, contrata um novo diretor – executivo.

 

Como tornar-se um líder

Tornar-se um líder é bem parecido com investir com sucesso na bolsa de valores. Quem espera ganhar fortuna em um dia não será bem sucedido. O mais importante é o que se faz a longo prazo. “O segredo do sucesso está nos compromissos assumidos dia a dia”. Se você investir de forma contínua no desenvolvimento de sua liderança, permitindo que seus “recursos” aumentem, o resultado será inevitavelmente, o crescimento como o passar do tempo.

Quando ensino sobre liderança, as pessoas geralmente perguntam se há líderes natos. Respondo sempre que, embora seja verdade que exista quem nasça com talentos naturais maiores do que os de outros, a capacidade de liderar é, na verdade, um conjunto de habilidades que quase todas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Entretanto, esse processo não acontece da note para o dia.

A liderança é algo complicado. Tem muitas facetas: respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, dinamismo, momento certo para agir… e a lista continua. Como se vê, muitos fatores em jogo na liderança são intangíveis. Essa é a razão por que se requer tanta maturidade de um líder para que seja eficaz. Foi apenas aos trinta e nove anos que realmente comecei a compreender com clareza os diferentes aspectos da liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *