Alguns truques utilizados para destacar o seu currículo

Alguns truques utilizados para destacar o seu currículo

Empregos

O currículo é o seu cartão de visita e funciona como um anúncio que vende um produto e esse produto é você, o seu objetivo é informar ao comprador às qualidades que só você possui. A eficiência dessa propaganda está diretamente relacionada em atingir o cliente certo na hora certa e essa propaganda deverá conter soluções que serão utilizados pelo comprador.

Está ai a importância de você manter o seu currículo sempre atualizado e bem desenvolvido. Saber escrever um texto que realce os seus pontos fortes para que o seu futuro empregador tenha vontade de conhecê-lo.

Desenvolver um currículo não é tão difícil é na verdade um verdadeiro exercício de reflexão e autoconhecimento. É um momento mágico onde você terá que fazer uma regressão de tudo que já fez na vida identificando seus erros e acertos.

 

Siga as regras

Existem algumas regras que já estão estabelecidas para o desenvolvimento de um currículo, e existem também algumas exceções que variam de acordo com as preferências pessoais. Nem os consultores que são os profissionais que mais entendem do assunto concordam 100% na hora de escrever um currículo.

Na hora que você for escrever o seu currículo você deverá escrevê-lo de forma padronizada. Se isso não acontecer, é porque ainda falta fazer alguns ajustes. Caso contrário, você estará vendendo uma imagem profissional que não é a sua e estará jogando todo o seu trabalho por água abaixo.

Como eu disse, o seu currículo deverá ser escrito de forma padronizada então eu vou citar algumas regras que você deverá segui-las.

  • Use folha A4 da cor branca
  • Jamais coloque quadros ou desenhos
  • Utilize letras legíveis com fonte do estilo Arial número 11 ou 12.
  • Nunca ultrapasse mais de três folhas
  • Mantenha seu currículo sempre atualizado
  • Insira sempre o ano de início e término dos cursos
  • Não se esqueça de citar as escolas ou universidades.
  • Inserir as experiências profissionais em ordem cronológicas, começando sempre do emprego atua.
  • Inclua sempre cursos relevantes ligados diretamente ao cargo que você pretende exercer.
  • Seja honesto e sincero ao falar da sua fluência nos idiomas, não se esqueça de citar o seu nível de conhecimento.
  • Escreva somente a verdade. As mentiras podem arruinar a sua carreira.
  • Tenho extremamente cuidado com erros de português.

 

Faça uma currículo bem desenvolvido

Um currículo bem desenvolvido vai facilitar muito o caminho para você conseguir chegar a tão sonhada entrevista de emprego. Você não imagina como os recrutadores recebem milhares de currículos mal feitos que acabem descartados em cima de uma pilha de outros currículos de candidatos que são considerados desinteressantes. Porém, se você conseguir produzir uma boa impressão, o seu currículo que foi bem desenvolvido poderá abrir várias portas. Mais não se esqueça de ser cauteloso, pois para desenvolver um bom currículo, é preciso tomar certos cuidados como:

  • Nunca abusar da paciência do recrutador – Seja objetivo, pois nenhum recrutador irá ler mais que três páginas. Use frases curtas e evite adjetivos. Lembre-se de deixar margens largas e não use letras pequenas, use o estilo Arial número 11 ou 12.
  • Vá direto ao ponto – Quando um candidato possui vários anos de experiência profissional, convém ao mesmo, abrir o currículo com um pequeno resumo. Esse resumo deverá constar um texto com aproximadamente 40 segundos de leitura contando as suas experiências.
  • A propaganda é a alma do negócio – Com o avanço constante da tecnologia você terá condições de desenvolver um currículo à altura das suas perspectivas, recorra a programas de editoração e utilize impressora a laser para a impressão o seu currículo. Se a aparência do seu currículo ficar boa vale a pena incluir uma foto.
  • Destaque-se – Se você foi competente e teve como mérito algumas promoções em sua carreira, não deixe de enfatizar isso, pois essa poderá ser uma arma para conquistar o recrutador. Agora pelo amor de Deus nunca coloque em seu currículo acontecimentos que não colaborem com as suas ambições. Não faça a besteira de contar o porquê você deixou os empregos anteriores. Isso será assunto para o dia da entrevista.
  • Tenha muito cuidado com erros de português – Erros ortográficos e gramáticos causam péssimas impressões. Sempre que você modificar o seu currículo peça para um professor de português fazer as correções necessárias.
  • Não fique escondido – Certifique-se que inserir e conferir todos os seus dados como: nome, endereço, telefone e e-mail. Eu já vi casos de candidatos que trocaram de celular, não atualizou o currículo e acabou perdendo a oportunidade de estar trabalhando.
  • Não fique sozinho – Construa relacionamentos, coloque o seu currículo no Portal Trabalhe Embarcado, além de gratuito, pode ser visto por muita gente da área de RH.
  • Nunca forneça documentos – Os números de RG, CPF ou título de eleitor são informações irrelevantes. Outras informações que são consideradas desnecessárias e nunca deve ser informada são informações sobre religião, filiação partidária e raça, pois este assunto não vale de nada perante o recrutador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *