Agência do Ministério do Trabalho em Zona Norte Parada Inglesa

Agência do Ministério do Trabalho em Andradina

MTE

O Ministério do Trabalho é um dos órgãos administrativos do Governo Federal. Ele é responsável por regulamentar e fiscalizar o que se refere às relações de trabalho no Brasil, atuando no cumprimento das leis de trabalho e na mediação nas relações entre empregadores e empregados. Para cumprir suas atribuições o Ministério do Trabalho dispõe de uma estrutura, que inclui diversos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento de atividades administrativas e pela eficaz execução das funções fins.

Desde 1999, o Ministério do Trabalho possui seis principais metas de atuação, sendo que destas dois dos principais focos do Ministério do Trabalho são a extinção do trabalho infantil e do trabalho escravo no país. A partir das suas metas, foram criadas ainda coordenadorias com o objetivo de fomentar discussões, criar planos nacionais e combater irregularidades. São elas: de defesa do meio ambiente do trabalho; de erradicação do trabalho escravo; de combate às fraudes nas relações de emprego; de promoção da liberdade sindical; de combate às irregularidades trabalhistas na administração pública; do trabalho portuário e aquaviário; de promoção de igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no trabalho; de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente.

 

Qual é a composição do Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho é composto por diversos órgãos, entre eles estão os órgãos de assistência ao Ministro, órgãos específicos regulares, unidades descentralizadoras e órgãos colegiados. Os primeiros são compostos pelo Gabinete do Ministro, Secretaria Executiva, Consultoria Jurídica e Ouvidoria Jurídica. Já os órgãos específicos singulares são a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Secretaria de Relações do Trabalho e Secretaria Nacional de Economia Solidária. As unidades descentralizadas são as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, enquanto que os órgãos colegiados são o Conselho Nacional do Trabalho, o Conselho Curador do FGTS, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Conselho Nacional de Imigração e o Conselho Nacional de Economia Solidária.

 

Agendamento no Ministério do Trabalho

Para receber qualquer serviço do Ministério do Trabalho, os trabalhadores precisam agendar com antecedência uma data e horários no posto emissor de sua preferência. Todas as agências do Ministério do Trabalho operam com o Sistema de Atendimento Agendado – SAA, visando facilitar o atendimento aos trabalhadores. Portanto, o agendamento para tirar a carteira de trabalho deve ser feito pelo site do SAA: http://saaweb.mte.gov.br

 

Na Agência do Ministério do Trabalho em Andradina, você poderá receber os seguintes atendimentos:

 

Endereço do Ministério do Trabalho em Andradina

Endereço: Rua Nove de Julho, 911 - Centro
Cidade: Andradina
Estado: SP
Cep: 16900-030
Tel: (18) 3722-3957 / 3796
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *